Residência A'tolan / Create + Think Design Studio

Residência A'tolan / Create + Think Design Studio - Mais Imagens+ 29

Cortesia de Create + Think Design Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A'tolan significa "lugar com muitas pedras", na língua indígena dos nativos da costa leste de Taiwan. Outra interpretação possível é "empilhamento de pedras" ou "construir paredes com pedras", ou ainda, "uma casa feita de pedras".

Cortesia de Create + Think Design Studio

O lote localiza-se na costa leste de Taiwan, ao lado do Oceano Pacífico. As fundações são de forma retangular estreita de aproximadamente 90 metros de comprimento e 30 metros de largura sobre o eixo norte-sul. Seguindo a linha da costa por cerca de 60 metros pelo eixo a partir do norte, a estrutura fira 130 graus a leste. A inclinação descendente de oeste a leste for transformada e representada em três níveis.

Planta

A essência deste projeto é o uso da técnica de arquitetura nativa nacional de A'tolan. As rochas escavadas no lote foram utilizadas para construir as paredes de leste a oeste que abarcam mais de três níveis de terraços.

Cortesia de Create + Think Design Studio

Nível superior 28 metros: caminho de entrada / pátio frontal

Nível intermediário 23 metros: estrutura principal

Nível inferior 20 metros: piscina / casa de árvore / gramado

Cortesia de Create + Think Design Studio

Com uma postura humilde frente ao majestoso mar, a estrutura se estende com um perfil baixo em relação ao longo do contorno da costa, seguindo sua curva como se abrisse ao mar em um ângulo de 130 graus. A estrutura de aço foi revestida com rochas nativas e a cobertura com vegetação serve como uma passarela no platô. Utilizando o fundo natural para ocultar os elementos feitos à mão, a ampla escada de pedra descende a partir do platô até a entrada receptora de ar livre do edifício. 

Cortesia de Create + Think Design Studio

Rodeados pela beleza serena da mãe natureza, optamos por fazer um desenho o menos invasivo possível que satisfizesse as necessidades básicas de alojamento e preparação de alimentos. Assim, o interior foi composto apenas por uma cozinha e os dormitórios. Os espaços são definidos pelas portas de vidro, permitindo que a luz e o ar fluam livremente por todo o espaço. É possível sentir-se acolhido simultaneamente pela imensidade do oceano e o estoicismo da parede de pedra. Algumas poucas áreas melhoram simbioticamente a função igualitária do interior, tais como a claraboia na área de chuveiro, e a banheira ao ar livre logo a fora das regiões de dormitório, a fresca sala de cantar ao ar livre como a grande mesa ao lado da entrega, e a área de usos múltiplos em frente à estrutura que pode ser uma plataforma de yoga ou de observação de estrelas.

Cortesia de Create + Think Design Studio

Através de uma simbiose cuidadosamente construída em relação à natureza circundante, esta estrutura mínima contém dentro de si um infinito de possibilidades.

Cortesia de Create + Think Design Studio

A casa na árvore, o gramado, o urso preto de Formosa, e uma piscina de borda infinita com uma abertura de um ângulo de 130 graus que abraça o mar.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência A'tolan / Create + Think Design Studio" [A'tolan House / Create + Think Design Studio] 05 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798434/residencia-atolan-create-plus-think-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.